Os sinais ou sintomas do vírus da imunodeficiência humana (HIV) nem sempre são óbvios. Na verdade, a maioria das pessoas que têm HIV não apresenta sintomas. Apenas um teste de HIV pode detectar com certeza o vírus.
Existem indicativos que sugerem que uma pessoa tem HIV. Os sinais de HIV dependem se uma pessoa está no estágio novo (agudo) ou persistente (crônico) da infecção. Os sintomas agudos do HIV acontecem quando o sistema imunológico cria uma defesa contra o vírus assim que ele entra no corpo. Os primeiros sintomas do HIV são causados pela resposta do corpo ao vírus e são referidos como síndrome retroviral aguda.
já os sintomas crônicos do HIV se desenvolvem à medida que o vírus quebra as defesas imunológicas do corpo, deixando-o aberto à infecção. Durante o estágio crônico do HIV, muitos sintomas são inespecíficos, o que significa que podem ser causados por outros fatores.
A seguir 6 sinais e sintomas comuns do HIV que você deve conhecer:
Erupção cutânea
Uma erupção é frequentemente o primeiro sinal de HIV, mas só aparece em 2 de cada 5 pessoas recém-infectadas. Uma erupção do HIV parece em grandes áreas de pele plana e avermelhada salpicada com pequenas protuberâncias. A erupção pode causar coceira ou dor.
A erupção do HIV geralmente começa duas a seis semanas após a exposição ao vírus e desaparece dentro de uma a duas semanas. A erupção é generalizada e afeta principalmente o tronco e o rosto, mas também pode ocorrer nos braços, pernas, mãos e pés.
Linfonodos inchados
Linfonodos inchados (linfadenopatia) pode ocorrer nos estágios iniciais do HIV, à medida que o corpo tenta matar o vírus.
Os gânglios linfáticos das axilas, pescoço, virilha ou atrás da orelha podem ficar maiores, às vezes, o inchaço é muito perceptível. Os gânglios linfáticos inchados podem doer ou ficar sensíveis ao toque.
Mesmo quando os outros sinais da infecção aguda pelo HIV desaparecem, os gânglios linfáticos inchados podem persistir em algumas pessoas por muitas semanas ou meses.
A linfadenopatia também é comum em infecções oportunistas, como tuberculose e cânceres associados ao HIV.
Tordo oral
Uma das primeiras infecções em pessoas que com HIV é o tordo oral ou candidíase oral. Esse sintoma é considerado “oportunista” porque aproveita a oportunidade para infectar uma pessoa quando seu sistema imunológico está fraco. O tordo oral é causado por um fungo que pode invadir o interior da boca e da garganta.
Pessoas relativamente saudáveis também podem ter candidíase oral, mas é um sinal de que seu sistema imunológico está em debilitado.
Quando a função do sistema imunológico de uma pessoa é ruim, o fungo pode se espalhar para a traqueia, pulmões e até mesmo a corrente sanguínea.
Ter candidíase oral não significa automaticamente que você tem HIV, mas pode ser um sinal de que você deve fazer o teste se considera estar em risco.
Suor noturno
Também chamada de hiperidrose do sono, suores noturnos são mais do que apenas transpirar durante o sono. Esse tipo de suor encharca as roupas e lençóis. Os suores noturnos também podem causar arrepios.
Suores noturnos intensos nunca são considerados normais. Você deve informar seu médico se ao perceber esse sintoma.
Os suores noturnos podem ter outras causas além do HIV, e alguns deles não são tão graves quanto outros, como por exemplo, a menopausa geralmente, mas muitos tipos de câncer também podem provocar essa condição. Tenha atenção ao seu corpo.
Perda de peso repentina e inexplicável
A perda de peso é comum em pessoas com HIV durante os estágios avançados da doença.
Esse tipo de perda de peso é mais do que apenas alguns quilos, é uma condição repentina e inexplicável de 10% ou mais do peso corporal, na qual tanto a gordura do corpo quanto a massa muscular magra são perdidas.
Esse sintoma já não é tão comum hoje como antigamente porque os medicamentos antirretrovirais mantêm o vírus suprimido e permitem que o sistema imunológico se reconstrua. Emagrecimento é visto principalmente em pessoas que não foram tratadas para o HIV.
A causa exata da perda de peso em pacientes com HIV é desconhecida, mas acredita-se que a inflamação constante causada pelo vírus faz com que o corpo queime energia mais rapidamente e reduz os níveis de testosterona, que o corpo precisa para construir massa muscular magra.
Outras causas de perda de massa muscular e de gordura incluem desnutrição, diarreia crônica, tuberculose e câncer. Todos os quais requerem diagnóstico e tratamento urgentes.
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Point-of-Care Testing (PoCT): como funciona e quais benefícios
Uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST)
Se você tem uma infecção sexualmente transmissível (IST), há uma chance de também ter HIV. Algumas DSTs, como sífilis e herpes, causam feridas abertas que facilitam a entrada do HIV no corpo.
DSTs como gonorreia e clamídia causam inflamação nos órgãos genitais que atraem as células imunes que o HIV gosta de atingir e infectar.
Ter sífilis pode aumentar o risco de HIV em até 500%. Outras ISTs também podem aumentar o risco de HIV. Você deve fazer o teste de HIV se for infecção sexualmente transmissível.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.