As causas do surgimento de uma depressão podem ser muitas, e por isso merece ser investigadas. Ela pode ser causada por fatores genéticos e biológicos, como também por fatores externos, como por exemplo um evento que ocorreu como, divórcio ou perda de um ente querido.
Muitas pessoas confundem a tristeza com a depressão, mas elas são diferentes. A tristeza tem um motivo, muitas vezes dura cerca de 15 dias e tem prazo de validade, ou seja, ela acaba, já a depressão a pessoa não entende o porquê de estar sentindo todo esse turbilhão de sentimentos.
Vale ressaltar que o indivíduo depressivo muitas vezes segue a sua vida normal, tudo está dando certo, mas a doença está ali, e se não for em busca de ajuda os sintomas vão continuar.
Quem está sofrendo de depressão não fica pelos cantos chorando, muitas vezes até sorriem e fingem que está tudo bem
Desequilíbrio químico no cérebro
A medicina já comprovou que o desequilíbrio químico no cérebro gera a depressão, portanto caso a pessoa passe por um estresse muito grande pode gerar esse fator, por outro lado se ela também já tiver na genética esse desequilíbrio, então a doença aparece.
Depressão não é frescura!
Veja alguns fatores externos que também podem gerar o transtorno depressivo:
Solidão: Pessoas que já estão predispostas à doença, podem ficar depressivas caso tenham que se afastar da família, ou irem morar sozinhas em outro país ou cidade.
Excesso de álcool e drogas: O abuso no consumo de álcool e drogas pode gerar a depressão, principalmente quando ele serve para escapar da realidade por causa de um momento difícil ou complicado que a pessoa está vivendo.
Pós-parto: Dar à luz pode ser um gatilho para gerar a depressão. Infelizmente um momento que era para ser alegre e feliz pode se tornar complicado para a mãe. Nesse caso, além dos fatores biológicos os fatores psicológicos também entram em cena.
Pressão: A pressão que a pessoa sofre no trabalho, por parte das pessoas que estão ao seu redor e também por ela mesma pode desencadear o transtorno depressivo. É preciso estar atento.
Se cobre menos e se ame mais!
Doenças crônicas: Pessoas que sofrem de doenças fatais como câncer ou problemas no coração tendem a serem acometidas pela depressão, pois todos os dias precisam lidar com os sintomas da doença e lidam com pensamentos negativos.
Luto: lidar com a dor da perda não é fácil para muita gente, por isso quando a pessoa tem dificuldades de superar ou vencer a dor, ela entra em depressão e precisa procurar ajuda médica.
Divórcio ou término do relacionamento: Esse evento é corriqueiro para muitos, porém algumas pessoas não conseguem lidar com a separação de forma natural e acabam depressivas.
Veja aqui como superar o ex-namorado
A depressão e a família
Não é fácil ajudar alguém com depressão, principalmente se for membro da família. Nesse caso é necessário conhecer os sintomas da depressão e dar total apoio para a pessoa que necessita.
Pessoas com depressão que tem o apoio dos seus familiares conseguem se curar com mais facilidade do que outras que não tem.