Certos comportamentos podem não parecer grande coisa, mas podem prejudicar o vínculo com seu parceiro ao longo do tempo.
Ignorar os interesses do parceiro
É normal, até saudável, ter interesses diferentes dos do seu parceiro ou parceira. Só porque seu parceiro ama música sertaneja não significa que você tem que ir aos shows em Barretos. Mas você ainda pode encontrar pequenas maneiras de apoiar as paixões de seu parceiro, mesmo que elas não sejam necessariamente algo agradável para você.
A falta de reconhecimento dos interesses da outra pessoa pode eventualmente resultar em um sentimento de que seus interesses não são aceitos no relacionamento.
Não agradecer pelas pequenas coisas
Você expressa sua gratidão quando seu parceiro ou parceira compra um presente, planeja uma viagem de fim de semana ou reserva um jantar romântico, mas pode esquecer de reconhecer as pequenas maneiras de demonstração de afeto do dia a dia. Negligenciar o reconhecimento desses esforços pode gerar ressentimento ao longo do tempo.
Boas relações não precisam de grandes gestos amorosos o tempo todo. As relações saudáveis são construídas e mantidas através dos pequenos momentos cotidianos. Não perceber e validar seu o outro por todo o esforço no relacionamento, mesmo que seja algo que ele ou ela “deveria” fazer, como lavar a louça, é uma oportunidade perdida de construir uma conexão positiva.
Criticar em vez de dizer o que precisa
A crítica é quando uma reclamação no relacionamento é expressa como uma falha de caráter. Por exemplo, você pode repreender seu parceiro e dizer algo como: “Você está sempre atrasado para o jantar. Por que você nunca consegue chegar na hora? Você é tão irresponsável.”
Quando recorremos às críticas, colocamos nosso parceiro na defensiva, o que geralmente leva a uma discussão, não à mudança positiva que esperamos ver. Com o tempo, essas palavras duras podem ferir a autoestima e criar uma distância emocional no casal.
Se queremos que nossos parceiros façam algo diferente, devemos fazer um pedido específico para uma mudança em suas ações, em vez de despejar um julgamento negativo. Então, no exemplo acima, você pode tentar dizer: “Eu me sinto desprezo quando você não me diz que vai chegar atrasado. Eu preciso gostaria que você ligasse com antecedência para que eu possa planejar o jantar”.
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Posso ter um bebê HIV negativo se eu for HIV positivo?
Fazer promessas que não pode cumprir
Manter a palavra, mesmo quando se trata de pequenas coisas, ajuda muito a construir confiança e fazer o parceiro ou parceira sentir apreciação. Por outro lado, quando se tem o hábito de dizer que vai fazer algo e depois ignorar, consciente ou inconscientemente, isso pode criar uma barreira ao longo do tempo.
Isso pode assumir várias formas, desde acompanhar e cuidar do vencimento do seguro do carro, terminar de instalar as lâmpadas na sala, esvaziar a lixeira, como prometido, até não estar pronto para ir a algum lugar no horário combinado.
Conclusão
Para termos relacionamentos mais saudáveis é necessário desaprender alguns padrões destrutivos. Não podemos eliminar totalmente o conflito em nossos relacionamentos, mas podemos desenvolver novas habilidades que aprofundam nossas conexões.