Fazer sexo queima calorias, melhora o sono e pode ajudar a aliviar a dor. O sexo também pode melhorar a saúde mental, reduzindo o estresse, melhorando o humor e aumentando a libido.
Benefícios do sexo para a saúde física
O sexo pode ajudar a queimar calorias, dormir melhor, aumentar a imunidade, baixar a pressão arterial e aliviar a dor. Também tem benefícios de saúde específicos para o gênero, como reduzir o risco de câncer de próstata em homens e fortalecer os músculos do assoalho pélvico em mulheres.
Queima calorias
O sexo não substitui a rotina regular de exercícios, mas queima mais calorias do que ficar apenas sentado no sofá. No entanto, você pode queimar mais ou menos calorias dependendo da intensidade e duração de suas escapadas sexuais.
Aumenta o sistema imunológico
Mulheres sexualmente ativas tem níveis mais altos do anticorpo chamado imunoglobulina A em sua saliva em comparação com mulheres sexualmente abstinentes. A deficiência de imunoglobulina A pode aumentar o risco de certas doenças respiratórias, como pneumonia e bronquite, bem como outras infecções dos seios nasais, ouvidos e olhos.
Melhora o sono
Tanto homens quanto mulheres relataram dormir melhor após um orgasmo, seja com um parceiro ou por meio da masturbação. O orgasmo também aumenta os níveis de prolactina, um hormônio associado à sensação de sono e relaxamento, o que significa que fazer sexo pode tornar mais fácil relaxar durante a noite.
Reduz a pressão arterial e ajuda a prevenir doenças cardíacas
Fazer sexo pode reduzir a pressão arterial de duas maneiras:
- Aumenta a frequência cardíaca. O sexo aumenta a frequência cardíaca e, com o tempo, pode ajudar o coração a bombear o sangue pelo corpo com mais eficiência e diminuir a pressão sanguínea no processo.
- Diminui o estresse. O sexo libera substâncias químicas que reduzem o estresse e a ansiedade, que podem ajudar a reduzir a pressão arterial.
A pressão alta pode prejudicar a saúde a longo prazo, levando a condições perigosas, como doenças cardíacas. É por isso que controlar a pressão arterial é uma das principais recomendações para prevenir doenças cardíacas .
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Posso ter um bebê HIV negativo se eu for HIV positivo?
Benefícios do sexo para a saúde mental
O sexo pode ajudar a reduzir sentimentos de estresse ou ansiedade e também melhor o humor, autoconfiança e libido.
Reduz o estresse e a ansiedade
A excitação sexual diminui os níveis do hormônio do estresse, o cortisol, o que pode explicar por que o sexo pode ser relaxante ou calmante. Níveis mais baixos de cortisol também podem reduzir sentimentos de estresse e ansiedade ao longo do tempo. Pessoas que praticam sexo geralmente têm menos ansiedade e estresse.
Melhora o humor e a autoconfiança
Outra razão pela qual o sexo pode melhorar seu humor geral é que ele libera endorfinas, os neurotransmissores associados ao aumento dos sentimentos de prazer, motivação e energia. Essa onda de endorfinas também pode melhorar a autoestima e ajudar a se sentir mais confiante na vida cotidiana.
Aumenta a libido
A intimidade sexual e a satisfação aumentam a oxitocina, o hormônio do amor, que é responsável pelos sentimentos de confiança, empatia e desejo pel@ parceir@. Como a ocitocina influencia a conexão física e emocional, é crucial na construção de relacionamentos íntimos. Quando você se sente mais conectado ao seu parceir@, seu desejo sexual, também conhecido como libido, também pode aumentar.