Há muitas coisas que se pode fazer para ajudar um amigo ou ente querido que foi recentemente diagnosticado com HIV.
Saiba ouvir
Praticar a escuta ativa e prestar muita atenção ao que a outra pessoa está dizendo. Tente fazer perguntas com cuidado e gentileza para ter certeza de que entendeu o que está acontecendo. A escuta ativa baseia-se no respeito, na compaixão, no foco e no não julgamento.
A menos que você tenha HIV, é difícil entender o turbilhão emocional pelo qual as pessoas passam. Ser um ouvinte intencional e um amigo ou membro da família confiável para se apoiar é incrivelmente útil.
Além disso, preste muita atenção ao que as pessoas dizem e o que elas fazem. Ao conversar com alguém que vive com HIV, é indicado certificar-se de que o ambiente é confortável e não gera ainda mais desafios emocionais.
Eduque-se sobre o HIV
O que é, como é transmitido, como é tratado e como as pessoas podem se manter saudáveis enquanto vivem com HIV. Ter uma compreensão sólida do HIV é um grande passo em frente no apoio ao seu ente querido.
Busque todos os recursos disponíveis para a pessoa recém-diagnosticada, se ela quiser ajuda. O conhecimento é fortalecedor, mas lembre-se algumas pessoas podem não querer informações imediatamente.
Incentive o tratamento
Algumas pessoas que foram diagnosticadas recentemente podem achar difícil dar o primeiro passo para o tratamento do HIV. Seu apoio e assistência podem ser úteis.
Iniciar precocemente aos cuidados médicos do HIV com tratamento e medicamentos adequados, as pessoas com HIV podem manter o vírus sob controle e evitar que a infecção progrida para AIDS. O tratamento é recomendado para todas as pessoas com HIV e deve ser iniciado o mais rápido possível após o diagnóstico.
Incentive seu amigo ou ente querido a consultar um médico e iniciar o tratamento do o mais rápido possível. Se eles não tiverem um provedor de cuidados de HIV, você pode ajudá-los a encontrar um.
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Posso ter um bebê HIV negativo se eu for HIV positivo?
Meu parceiro testou positivo para HIV
Se você é o parceiro ou parceira sexual de alguém que foi diagnosticado com HIV, você também deve fazer o teste para saber seu status de HIV. Se você testar negativo, converse com um médico sobre a PrEP (profilaxia pré-exposição), para tomar medicamentos para diariamente para prevenir a infecção pelo HIV.
Ser uma âncora de apoio
Se o seu apoio ajuda alguém a colocar sua vida nos trilhos e permanecer em tratamento, você está basicamente salvando a vida de alguém. Pode nem sempre ser fácil, mas vai valer a pena. As pessoas com HIV podem se beneficiar de segurança, apoio moral, companheirismo e amizade. Mas elas não precisam de nenhuma culpa, julgamento ou drama.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.