Na maioria das vezes, escolher a quem contar é uma decisão pessoal. Você tem controle sobre como e quando compartilhar sobre ser HIV positivo.
A quem devo considerar contar?
A pessoa HIV positivo pode decidir com quem deseja compartilhar seu status de HIV, como familiares e amigos de confiança. Escreva uma lista de pessoas que você está pensando em falar sobre o assunto. Faça a si mesmo estas perguntas sobre cada pessoa:
Por que eu quero contar para essa pessoa? Você pode não querer manter um segredo de alguém. Ou você pode se preocupar que eles descubram seu status de HIV por outra pessoa.
O que espero obter dessa pessoa? Pense no que você pode querer, seja apoio emocional ou uma mão amiga.
O que quero compartilhar sobre meu status de HIV? Decida quais detalhes você deseja revelar e como responderá a possíveis perguntas.
Como espero que essa pessoa reaja? Algumas pessoas não responderão da maneira que você pensa, mas é uma boa ideia se preparar.
Qual é a melhor maneira de abordar o assunto?
Muitas vezes é difícil contar às pessoas sobre o status de HIV positivo. Mas existem alguns passos para tornar a conversa mais tranquila.
Encontre um espaço seguro. Planeje falar em um lugar tranquilo, onde você possa ter uma conversa particular. Se houver uma chance de uma reação ruim, converse em um lugar onde você tenha espaço, mas outras pessoas estejam próximas.
Seja direto e específico. Diga à pessoa que você tem HIV em vez de dizer que tem uma doença crônica ou vírus. Em seguida, explique o que você quer da pessoa, como: “Preciso de alguém com quem possa conversar e que me ame não importa o que aconteça, e espero que essa pessoa seja você. Preciso do seu apoio agora”.
Conheça os fatos e tenha informações prontas. Às vezes, as reações das pessoas ao HIV são motivadas pelo medo e equívocos. Algumas pessoas pensam que o HIV é uma doença fatal, quando sabemos que não é. Prepare-se para explicar o básico sobre o HIV e oferecer recursos para que as pessoas obtenham mais informações.
Esteja preparado para qualquer reação. Você não sabe ao certo como alguém vai responder. Pode doer emocionalmente se alguém que você ama reagir mal. Pense em como você vai lidar com esses sentimentos. Saiba com quem você vai falar sobre isso, seja um terapeuta, conselheiro ou outro amigo.
Considere dar um passo para trás. Você pode ter que dar tempo à outra pessoa para processar a notícia, eles podem vir até você quando estiverem prontos. Em alguns casos, você pode precisar reconsiderar o relacionamento com certas pessoas. Pense no que você queria obter dessa pessoa e se vale a pena.
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Posso ter um bebê HIV negativo se eu for HIV positivo?
Preciso dizer ao meu chefe que sou HIV positivo?
Não. A portaria 1246 de 28/05/2010 do Ministério do Trabalho e Emprego determina em seu art.2º que: “Não será permitida, de forma direta ou indireta, nos exames médicos por ocasião da admissão, mudança de função, avaliação periódica, retorno, demissão ou outros motivos ligados à relação de emprego, a testagem do trabalhador quanto ao HIV.
Caso deseje compartilhar a informação no trabalho, saiba que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) editou a Súmula 443 dizendo: “Presume-se discriminatória a despedida de empregado do portador do vírus HIV ou de outra doença grave que suscite estigma ou preconceito. Inválido o ato, o empregado tem direito à reintegração no emprego.”
Além disso, a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 garante, entre outros direitos fundamentais, que “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação”.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.