HIV e AIDS são a mesma coisa?

Pode ser fácil confundir HIV e AIDS. 

Muitas vezes, os termos HIV e AIDS são usados ​​de forma intercambiável, levando à confusão sobre suas diferenças. Neste artigo serão abordadas as definições e as diferenças de ambos os termos.

Qual a diferença entre HIV e AIDS?

Pode ser fácil confundir HIV e AIDS. São diagnósticos diferentes, mas andam de mãos dadas: o HIV é um vírus que pode levar a uma condição chamada AIDS.

Antigamente, um diagnóstico de HIV ou AIDS era considerado uma sentença de morte. Graças à pesquisa e ao desenvolvimento de novos tratamentos, as pessoas com HIV em qualquer estágio hoje vivem vidas longas e produtivas. Uma pessoa HIV-positiva que adere ao tratamento antirretroviral regular pode esperar viver uma vida quase normal.

O que é HIV?

O HIV (vírus da imunodeficiência humana), é um vírus que ataca células que ajudam o corpo a combater a infecção, tornando a pessoa mais vulnerável a outras infecções e doenças.

Se não for tratado, o HIV pode levar à doença AIDS (síndrome da imunodeficiência adquirida). O corpo humano não consegue se livrar do HIV e não existe cura efetiva para o HIV. Então, uma vez que se tem HIV, se tem o vírus por toda a vida.

Felizmente, o tratamento eficaz com medicamentos para o HIV (chamado terapia antirretroviral) está disponível. Se feito conforme prescrito, o tratamento para o HIV pode reduzir a quantidade de vírus no sangue (também chamada de carga viral) para um nível muito baixo. Isso é chamado de supressão viral.

Se a carga viral de uma pessoa é tão baixa que um laboratório padrão não consegue detectá-la, isso é chamado de carga viral indetectável. As pessoas com HIV que tomam medicamentos para o HIV conforme prescrito e recebem e mantêm uma carga viral indetectável podem viver vidas longas e saudáveis ​​e não transmitirão o HIV para seus parceiros HIV-negativos através do sexo.

O que é AIDS?

A AIDS é o estágio final da infecção pelo HIV que ocorre quando o sistema imunológico do corpo está gravemente prejudicado por causa do vírus.

Considera-se que uma pessoa com HIV progrediu para AIDS quando o número de suas células CD4 cai abaixo de 200 células por milímetro cúbico de sangue (200 células/mm3). Em alguém com um sistema imunológico saudável, as contagens de CD4 estão entre 500 e 1.600 células/mm3). Ou pacientes que desenvolvem uma ou mais das chamadas “infecções oportunistas”, independentemente de sua contagem de CD4.

Sem medicamentos para o HIV, as pessoas com AIDS geralmente sobrevivem cerca de 3 anos. Uma vez que alguém tenha uma doença oportunista perigosa, a expectativa de vida sem tratamento cai para cerca de 1 ano.

LEIA +

Importância do teste de HIV

A medicina tem forte atuação contra o HIV e pode ajudar pessoas pacientes com essa condição, e pode até salvar vidas. As pessoas que iniciam o tratamento para o HIV logo após contraírem o vírus experimentam mais benefícios, e é por isso que o teste de HIV regular é tão importante.

Se o HIV for diagnosticado antes de desenvolver os sintomas letais da AIDS em um paciente, os medicamentos antirretrovirais podem ser usados ​​para suprimir as partículas do HIV no sangue. Embora não haja cura conhecida para o vírus, a terapia antirretroviral é eficaz no controle do HIV e prolonga seu período de dormência, permitindo que os pacientes HIV-positivos sobrevivam tanto quanto os indivíduos não infectados.

Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscalAcesse o site e saiba mais.

Sair da versão mobile