Ser diagnosticado com HIV pode ser um choque. A boa notícia está do outro lado desse período inicial de pós-diagnóstico. Existem milhões de pessoas com HIV em todo o mundo que vivem vidas felizes e gratificantes. Nesse artigo estão os primeiros passos para ajudar a superar esse período inicial e difícil com menos estresse.
Acabei de receber diagnóstico positivo para HIV. O que eu preciso saber?
É recomendado que todos diagnosticados com HIV iniciem o tratamento imediatamente, independentemente da contagem de CD4, uma medida da saúde do sistema imunológico. Esse tratamento pode ser tão simples quanto tomar um ou dois comprimidos uma vez por dia. Procure um profissional de saúde e saiba mais sobre isso.
Uma vez que o tratamento esteja funcionando corretamente, o paciente pode ter que consultar um médico apenas uma ou duas vezes por ano. Além disso, alguém com HIV com tratamento eficaz e com uma carga viral indetectável, não poderá transmitir o HIV. Pode levar até seis meses de tratamento para que algumas pessoas se tornem indetectáveis. Mantenha regularidade nas consultas médicas.
Diagnóstico tardio para HIV
O diagnóstico tardio significa que uma pessoa testou positivo para HIV depois que o vírus já começou a prejudicar o sistema imunológico. Ser diagnosticado quando a contagem de CD4 cair abaixo de 350, ou atingir esse ponto dentro de três meses após o diagnóstico, é considerado um diagnóstico tardio.
Indica-se iniciar o tratamento para HIV imediatamente, a menos que seja necessário tratar quaisquer outras condições primeiro, já que o tratamento protege o sistema imunológico.
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Posso ter um bebê HIV negativo se eu for HIV positivo?
Ser diagnosticado com uma infecção oportunista em decorrência do HIV
Muitas pessoas que recebem um diagnóstico tardio são informadas de que apresentam sintomas de uma infecção oportunista. Essas são infecções que capazes de entrar em no corpo mais facilmente porque o sistema imunológico está enfraquecido. Infecções oportunistas comuns incluem:
- Tuberculose
- Pneumonia
- Cobreiro
- Linfoma
- Lesões na pele
- Tordo oral ou candidíase oral
Embora as infecções oportunistas possam ser graves e afetar a qualidade de vida, é possível ter tratamento e obter a melhor combinação de medicamentos para ajudar o sistema imunológico. É possível reparar danos que o vírus tenha causado com os cuidados adequados.
Diagnóstico durante a gravidez
A mulher diagnosticada durante a gravidez precisará iniciar o tratamento imediatamente e continuar a tomá-lo após a gravidez
A transmissão vertical, da mãe para o bebê, caiu de maneira significativa graças a um conjunto de estratégias conhecidas como PTV, prevenção da transmissão de mãe para filho.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.