As pessoas com HIV que estão em tratamento eficaz contra o HIV têm o mesmo risco de serem infectadas pelo COVID-19 que as pessoas sem HIV.
Complicações do HIV e COVID-19
Se uma pessoa tem HIV e COVID-19, existe o potencial de complicações e desafios. Observa-se que as recomendações para triagem, gerenciamento e tratamento de COVID-19 em pessoas com HIV são as mesmas da população em geral.
Para minimizar qualquer dano ou complicação potencial, se uma pessoa vivendo com HIV for internada no hospital por causa de um caso grave de COVID-19, ela deve informar à equipe do hospital que é soropositiva.
Em pessoas com HIV em estágio avançado e suspeita ou confirmação de COVID-19, infecções oportunistas associadas ao HIV podem surgir como complicações, principalmente em situações em que o paciente tem febre.
É fundamental que as pessoas com HIV que contraem COVID-19 continuem a tomar seus medicamentos de habituais. Em geral, as pessoas com HIV podem se beneficiar dos tratamentos usados em pessoas com COVID-19 que não têm HIV, embora os médicos devam prestar atenção extra a quaisquer possíveis interações com a terapia antirretroviral.
Como se manter seguro
As pessoas que vivem com HIV podem tomar certas medidas para ajudar a se proteger de serem infectadas pelo COVID-19. Essas incluem:
- Tomar todos os medicamentos conforme indicado
- Alimentação balanceada
- Dormir pelo menos 8 horas por noite
- Reduzir ao máximo o estresse
- Ter consultas médicas sempre que possível
Obviamente, independentemente de uma pessoa ter ou não HIV, é crucial seguir as diretrizes gerais para evitar a transmissão do COVID-19.
LEIA +
- É sinusite ou COVID-19? Conheça as diferenças
- Fazer exercício física após ter COVID: se recupere com saúde
- Point-of-Care Testing (PoCT): como funciona e quais benefícios
Vacinas COVID-19 e pessoas com HIV
As vacinas COVID-19 são recomendadas para todos os elegíveis, incluindo pessoas com HIV, independentemente da contagem de CD4 ou carga viral. O número de doses de vacina depende do tipo de vacina que recebida.
Se você tiver dúvidas sobre tomar a vacina COVID-19 e se ela é adequada para você, converse com seu médico.
Chembio Brasil: autoteste COVID
Um teste rápido aprovado pela ANVISA para a detecção e diferenciação de anticorpos IgM e IgG para SARS-CoV-2 em amostras de sangue total por “punção digital” capilar, sangue total venoso, soro e plasma. Mais informações AQUI.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.