Para a pessoa HIV-positiva, o atendimento odontológico regular não é a única chave para manter uma boa saúde bucal, mas também para proteger todo o seu corpo contra doenças, incluindo as do coração, pulmões e cérebro. Além disso, existem as preocupações sobre a segurança dos procedimentos odontológicos na disseminação do HIV.
A conexão entre HIV e saúde bucal
Se você é HIV positivo, a saúde bucal nem sempre está no topo da lista de prioridades. Mas condições crônicas de saúde, como HIV e AIDS, podem trazer risco elevado de certos problemas de saúde bucal. Existem algumas condições que podem acontecer a qualquer pessoa, mas outras só aparecem em pessoas com o sistema imunológico comprometido. A seguir uma lista de sintomas para ter atenção e como se proteger seu sorriso e sua saúde geral.
Boca seca e cáries. Alguns medicamentos anti-HIV, assim como o próprio HIV, podem causar diminuição da saliva. A saliva pode ajudar a remover detritos dos dentes e combater bactérias nocivas, portanto, ter a boca seca pode aumentar o risco de desenvolver cáries.
Felizmente, a boca seca é fácil de tratar. Certifique-se de beber bastante água e usar chicletes ou doces sem açúcar para estimular o fluxo de saliva. Se você ficar com a boca seca depois de tentar esses métodos, converse com seu dentista sobre produtos de saliva artificial.
Lesões orais
Se você tem HIV, pode ficar com feridas dentro e ao redor da boca. Este sintoma pode ter diferentes causas. Saliências brancas dentro da boca podem ser causadas pelo papilomavírus humano, ou HPV.
Essas lesões, que podem ser lisas, ásperas ou mesmo em forma de couve-flor, podem ser prevenidas praticando sexo seguro e reduzindo ou eliminando a ingestão de álcool e tabaco. O HPV está ligado ao câncer bucal , portanto, converse com seu dentista imediatamente se notar alguma ferida que corresponda a essa descrição.
As aftas são um tipo diferente de lesão. Essas feridas, que aparecem como pequenos inchaços com bordas vermelhas, não são perigosas, mas podem ser dolorosas. Seu médico pode prescrever uma medicação tópica para aftas que não desaparecem por conta própria. Você também pode diminuir suas chances de desenvolver aftas usando cremes dentais que não contenham lauril sulfato de sódio.
As bolhas de herpes, também conhecidas como herpes labial, são frequentemente confundidas com aftas e são comuns entre pessoas com sistema imunológico comprometido. A herpes pode ser dolorosa e pode aparecer dentro da boca ou ao redor dos lábios.
Tordo
Tordo ou candidíase oral é uma infecção fúngica da boca. A candidíase geralmente aparece como manchas brancas na língua ou no céu da boca, mas também pode causar feridas nos cantos dos lábios. Ter a boca seca pode piorar a candidíase. Este é geralmente o primeiro indicador de um sistema imunológico comprometido, portanto, informe seu médico se notar sinais de candidíase.
Doença gengival
Ser HIV positivo aumenta a probabilidade de desenvolver um tipo específico de inflamação da gengiva. O primeiro estágio desta inflamação é o eritema gengival linear (LGE) e aparece como uma vermelhidão ao longo da linha da gengiva.
Se não for detectada a tempo, essa condição pode evoluir para uma forma mais grave de doença gengival que eventualmente destrói a gengiva e o tecido ósseo que sustenta os dentes. Se você tiver LGE, pergunte ao seu dentista sobre um enxágue bucal antimicrobiano e mantenha uma rotina regular de higiene dental.
Leucoplasia pilosa
A leucoplasia pilosa é uma imunodeficiência caracterizada pelo desenvolvimento de placas brancas, assintomáticas, com superfície corrugada ou pilosa, não removíveis com escovação. Normalmente aparecem na borda lateral de língua, podendo também ocorrer na superfície ventral ou dorsal desse órgão, comprometendo outras mucosas da boca. A leucoplasia não causa dor ou desconforto e pode ser tratada com medicamentos anti-HIV e escovação regular e uso do fio dental.
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Point-of-Care Testing (PoCT): como funciona e quais benefícios
Mantendo a saúde bucal
Muitas das condições bucais apresentadas nesse artigo podem ser parecidas e pode ser difícil determinar o que você tem vendo fotos online. Converse com seu médico ou dentista sobre o melhor tratamento para você.
Mantenha sua saúde bucal usando fio dental e escovando os dentes por aproximadamente dois minutos pelo menos duas vezes ao dia, ou após cada refeição. Além disso, verifique regularmente (pelo menos uma vez por mês) sua língua, lábios, gengivas, bochechas e céu da boca em busca de sinais de descoloração, feridas, inchaços ou outras lesões.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.