A causa do sexo mais desconfortável às vezes pode ser fácil de descobrir e fácil de tratar. Portanto, não deixe de lado, existem maneiras de fazer do sexo algo para desfrutar novamente. Esteja atenta aos sintomas abaixo e busque ajuda.
Por que o sexo dói?
Então, o que causa dor durante o sexo? O sexo pode doer por vários motivos, desde uma condição médica até características físicas, como secura vaginal. Para descobrir a causa de seu sexo doloroso, você precisará determinar onde dói e por quê.
Sexo não deve ser doloroso
É essencial lembrar que o sexo não deve ser doloroso. Se você está sentindo dor, algo está errado e precisa ser investigado. Algumas mulheres relatam que o sexo é doloroso devido ao tamanho do pênis do parceiro ou por não ter lubrificação durante a relação sexual.
Esses dois problemas têm causas que podem ser tratadas com eficiência. Às vezes é tão simples quanto usar lubrificante ou comunicar com seu parceiro o que dói e o que não dói.
Sexo doloroso em mulheres
O sexo doloroso pode parecer angustiante e pode acabar com o prazer e a diversão. Lembre-se de que você não deve se submeter à dor pelo prazer de outra pessoa. Se algo estiver doendo, comunique-se com seu parceiro para encontrar outra maneira de continuar que não a machuque.
Se tudo doer, você pode ter que informar seu parceiro que você não pode fazer sexo até falar com um médico. Sexo doloroso, também chamado de dispareunia, é muito mais comum em mulheres do que em homens.
Razões comuns para sexo doloroso
Normalmente, as mulheres que sentem dor durante o sexo têm uma razão clara para sentir desconforto. Razões comuns para sexo doloroso incluem:
- Doenças sexualmente transmissíveis (ISTs): ISTs comuns, como clamídia e gonorreia, podem causar irritação vaginal, o que pode criar dor durante o sexo.
- Herpes genital : Bolhas e feridas causadas pelo herpes podem causar dor na penetração.
- Vaginite : Vaginite refere-se a qualquer inflamação vaginal. Em particular, o crescimento excessivo de bactérias ou leveduras (causado por um fungo chamado candida) na vagina pode causar irritação, corrimento, sensibilidade e coceira.
- Lesões anteriores : As mulheres que deram à luz bebês grandes podem ter pequenos ferimentos na vagina, que se curarão com o tempo. Isso é mais comum se o bebê nasceu com fórceps.
- Níveis mais baixos de estrogênio : as mulheres na pós-menopausa, em particular, podem experimentar uma queda no estrogênio, o que torna o revestimento vaginal mais fino e menos capaz de se esticar. É como tentar esticar um elástico que perdeu a elasticidade. Nesse caso, o sexo muitas vezes pode causar cortes microscópicos, que podem levar à queimação e irritação.
- Líquen escleroso: mulheres na pós-menopausa também podem sofrer de líquen escleroso, uma condição na qual a pele dos genitais fica escamosa e inflamada.
- Abuso ou lesão sexual anterior: Mulheres que sofreram trauma sexual podem associar sexo com dor, levando a músculos tensos.
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Posso ter um bebê HIV negativo se eu for HIV positivo?
Quando procurar atendimento médico
Agora você tem uma ideia melhor do que causa dor durante o sexo, portanto você deve procurar atendimento médico sempre que sua dor for angustiante e frequente. Se você sentir dor por mais de alguns dias ou não conseguir encontrar a causa da dor, um ginecologista poderá ajudá-la.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.