Existem quatro estágios do HIV e, como em todas as doenças, o HIV progride. Quanto tempo leva cada fase e o efeito que tem no indivíduo depende de vários fatores, por exemplo, saúde geral, estilo de vida, dieta entre outros.
HIV: sintomas e transmissão
Alguns dos sintomas do HIV são febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves. Na fase aguda, os sintomas duram de três a oito semanas. Na crônica, os sintomas estão relacionados a distúrbios no coração e/ou no esôfago e no intestino. Cerca de 70% dos portadores permanecem de duas a três décadas na chamada forma assintomática ou indeterminada da doença.
Somente em secreções como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno, o vírus aparece em quantidade suficiente para causar a moléstia. Para haver a transmissão, o líquido contaminado de uma pessoa tem que penetrar no organismo de outra. Isto se dá através de relação sexual (heterossexual ou homossexual), ao se compartilhar seringas, em acidentes com agulhas e objetos cortantes infectados, na transfusão de sangue contaminado, na transmissão vertical da mãe infectada para o feto durante a gestação ou o trabalho de parto e durante a amamentação.
Fases da infecção pelo HIV
Se não tratada, a doença pelo HIV apresenta 4 fases:
1ª Fase-Infecção aguda. São as primeiras 4 semanas após o contato com o vírus, pode ter ou não manifestações clínicas. Pode haver ínguas pelo corpo.
2ª Fase-Latência clínica: Geralmente com exame físico normal mas podem haver ínguas que persistiram da fase aguda. Via de regra não apresenta nenhum sintoma nem mudança dos exames de laboratório a não ser que se faça o exame diagnóstico específico. O tempo de duração pode variar de 1 a vários anos, dependendo de cada pessoa.
3ª Fase-Sintomática: À medida que a infecção progride, sintomas como perda de peso, febre, sudorese noturna, cansaço, dor de cabeça, infecções bacterianas de repetição, ou mesmo crises de herpes zoster de repetição podem aparecer
4ª Fase-Síndrome de Imunodeficiência adquirida (AIDS): A aparecimento de infecções oportunistas cujos sintomas variam com a causa e localização. Neoplasias (câncer) também podem aparecer.
Embora a progressão da doença por HIV seja descrita em estágios, não é inevitável que uma pessoa passe do estágio 1 da infecção para o estágio 4 da AIDS. Existe tratamento disponível que pode prevenir uma pessoa de desenvolver AIDS e lidar com os sintomas da infecção pelo HIV. Há um grande número de pessoas vivendo com HIV que não desenvolveram AIDS.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.