Redes de apoio às pessoas vivendo com HIV

O HIV não é mais a doença com risco de vida que já foi e as pessoas que vivem com o vírus podem se beneficiar de um forte apoio social e emocional em entidades e instituições especializadas. Confira a seguir.

O que são grupos de apoio ao HIV?

Os grupos de apoio ao HIV são vitais para muitas pessoas que vivem com HIV, fornecendo-lhes os meios para compartilhar suas experiências, buscar conselhos e referências e receber apoio de outras pessoas que entendem completamente a situação.

Além de oferecer conforto, os grupos de apoio ao HIV visam superar as inúmeras barreiras que impedem as pessoas de acessar cuidados e tratamento ou tomar seus medicamentos todos os dias, conforme necessário. Esses desafios podem incluir questões emocionais como depressão ou medo de abandono ou problemas estruturais, como acesso a tratamento, cuidados ou moradia acessíveis. Abaixo informações de instituições de apoio à pessoas HIV positivo.

Vida Positiva

O Instituto Vicky Tavares – Vida Positiva nasceu no dia 01 de dezembro de 2006 com o intuito de atuar na defesa, efetivação e garantia dos direitos socioassistenciais das pessoas que vivem com HIV. A organização atua na orientação e apoio às pessoas afetadas pelo vírus causador da aids, em especial na superação do preconceito e discriminação enfrentados diariamente. Apoiamos, também, pacientes em hospitais de referência no Distrito Federal, assim como outras pessoas em situação de maior vulnerabilidade biopsicossocial. Detalhes AQUI.

Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas (MNCP)

O MNCP é organizado em representações nacionais, regionais, estaduais e municipais. Nestes diferentes âmbitos, os objetivos das representações são visibilizar a realidade das mulheres vivendo com HIV/AIDS nos espaços de articulações, eliminar o estigma e a discriminação em relação às mulheres positivas, entre outros. Link para o site da instituição AQUI.

LEIA +

UNAIDS

UNAIDS é o programa das Nações Unidas criado em 1996 que tem a função de criar soluções e ajudar nações no combate à AIDS. Tem como objetivo prevenir o avanço do HIV, prestar tratamento e assistência aos afetados pela doença e reduzir o impacto socioeconómico da epidemia. Mais informações AQUI.

Como uma doença caracterizada por altos níveis de estigmatização, encontrar pessoas em quem se possa confiar com segurança não apenas ajudará a lidar melhor com o HIV, mas também auxilia a superar os desafios diários, incluindo tratamento, prevenção, relacionamentos e bem-estar geral. Busque ajuda.

Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscalAcesse o site e saiba mais.

Sair da versão mobile