O pênis é importante para a saúde geral, em parte por causa de suas funções urinárias e reprodutivas. Se o pênis não está funcionando bem, pode ser por causa de problemas como diabetes ou doenças cardíacas. Além disso, é importante prestar atenção à aparência e ao funcionamento do pênis para poder discutir quaisquer sintomas com um médico.
Distúrbios e sintomas de problemas no pênis
Quaisquer mudanças repentinas na função ou aparência do pênis, como mudança na cor ou textura, ou o desenvolvimento de uma erupção cutânea, por exemplo, devem ser discutidas com um médico. Aqui estão alguns dos problemas mais comuns do pênis e seus tratamentos.
Doença de Peyronie
Acredita-se que esse distúrbio peniano amplamente desconhecido, mas surpreendentemente comum, afete até 9% dos homens canadenses, geralmente após os 40 anos . Com a doença de Peyronie, o pênis muitas vezes fica deformado ou dobrado ao longo do tempo, dando-lhe uma curvatura peniana, e muitos pacientes relatam sentir dor no pênis.
Outros sintomas podem incluir um encurtamento do pênis, uma forma de ampulheta em parte do eixo e disfunção erétil. Este é o resultado de um acúmulo de placa dentro das paredes do pênis que causa tecido cicatricial, mas as causas subjacentes da doença de Peyronie não são totalmente compreendidas. O tratamento pode envolver injeções ou cirurgia.
Fimose
A fimose é um problema que afeta pênis não circuncidados. Isso acontece quando um homem ou um menino não é capaz de puxar para trás o prepúcio que cobre a cabeça de seu pênis.
Enquanto um menino normalmente não é realmente capaz de retrair seu prepúcio até os sete anos de idade , a fimose mais tarde na vida é um problema. Não conseguir retrair o prepúcio causa problemas na hora de limpar. Isso pode resultar em infecções da pele peniana e até cistos.
A fimose também pode dificultar a micção ou a ereção. O tratamento varia desde a aplicação de cremes tópicos até a retração manual suave diária do prepúcio. Para aqueles que sofrem de problemas crônicos, os profissionais de saúde provavelmente recomendarão a circuncisão.
Priapismo
O priapismo pode causar disfunção erétil. Isso acontece quando o sangue fica preso, resultando em um pênis ereto sustentado e geralmente doloroso. Existem dois tipos de priapismo – isquêmico – frequentemente causado por anemia falciforme ou outras doenças hematológicas – e não isquêmico – mais frequentemente causado por trauma no pênis. O priapismo não isquêmico geralmente se resolve por conta própria, no entanto, as causas do priapismo isquêmico podem levar à morte celular irreversível. É por isso que você deve procurar atendimento médico urgente para descartar o tipo isquêmico.
ISTs
As infecções sexualmente transmissíveis nem sempre são óbvias. Enquanto alguns, como o herpes genital, produzem sinais visuais como bolhas ou feridas que se desenvolvem na cabeça ou no eixo do pênis, muitos não. Nesses casos, os sinais podem incluir dor ou ardor ao urinar ou coceira na área do pênis. ISTs também podem ser a causa de infecções do trato urinário em homens.
Mesmo se você tiver uma lesão óbvia, pode ser difícil determinar se um crescimento na área genital é inofensivo ou um sintoma de um pênis infectado. As verrugas genitais, por exemplo, podem se parecer muito com uma bolha de sangue no pênis. Portanto, tenha qualquer coisa fora do comum examinado por um médico, mas tente não surtar imediatamente se encontrar algo estranho.
Rompimento no freio do pênis
O freio do pênis é a fina pele que conecta o prepúcio ao eixo. Às vezes, pode rasgar durante a atividade sexual, o que pode ser doloroso. Embora geralmente não haja motivo para procurar atendimento médico para isso, você provavelmente desejará se abster de sexo até que ele se cure. Usar lubrificante durante a atividade sexual ajudará a limitar o risco de acontecer novamente.
Balanite
A inflamação ou infecção da pele na cabeça do pênis é chamada de balanite . Pode causar uma descarga branca ou amarela semelhante a queijo cottage, uma erupção peniana vermelha no eixo, na cabeça ou em ambos e uma sensação de coceira ou queimação. A balanite ocorre mais frequentemente em homens não circuncidados, mas também pode afetar homens circuncidados. Felizmente, existem tratamentos de infecção do pênis para esta condição com soluções de venda livre.
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Point-of-Care Testing (PoCT): como funciona e quais benefícios
O que posso fazer para manter meu pênis saudável e evitar problemas?
Existem muitas mudanças no estilo de vida que você pode fazer para ajudar a manter seu pênis saudável e prevenir problemas, incluindo:
- Exercitar-se regularmente
- Mantendo uma dieta e peso saudáveis
- Ser sexualmente responsável
- Lavando o pênis diariamente
- Evitar fumar
- Limitando o consumo de álcool
- Diminuindo os níveis de estresse
Outra maneira de manter seu pênis saudável é ficar por dentro de todas as mudanças. Se você notar qualquer vermelhidão, inchaço, desenvolvimento de bolhas, dor no pênis, alterações na função do pênis ou mais, não ignore esses sinais.
Falar sobre isso pode ser embaraçoso, mas a saúde do pênis é importante demais para passar despercebida. Os problemas do pênis não afetam apenas sua saúde sexual e reprodutiva, mas também podem afetar sua saúde física e mental.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.