O sexo após a menopausa pode ser tão satisfatório quanto o sexo antes da menopausa. No entanto, as alterações hormonais e físicas associadas à menopausa podem exigir alguns ajustes. Reduções de estrogênio e testosterona podem afetar a excitação espontânea e a sensibilidade física de algumas pessoas. Essas mudanças podem ser preocupantes para algumas mulheres, mas libertadoras para outras. Continue lendo e conheça as causas e efeitos das alterações da menopausa na função sexual, bem como maneiras de abordá-las e quando falar com seu médico.
Alterações hormonais na menopausa
À medida que as mulheres envelhecem, elas têm cada vez menos óvulos ao longo do tempo. Elas também têm menos folículos ovarianos, que produzem hormônios que ajudam a regular o ciclo menstrual e outros sistemas reprodutivos. No início da perimenopausa, o corpo pode compensar a perda de folículos. Com o tempo, no entanto, isso se torna menos possível.
Durante os estágios iniciais da menopausa, há intensas flutuações de estrogênio. Essas flutuações causam muitos dos sintomas associados à menopausa, incluindo problemas de sono e ondas de calor. À medida que a menopausa avança para a pós-menopausa, os níveis de estrogênio caem permanentemente e se estabilizam em um nível mais baixo.
Os níveis de testosterona também caem durante e após a menopausa. No entanto, esse declínio ocorre mais lentamente do que as mudanças no estrogênio. Portanto, as alterações associadas aos níveis reduzidos de testosterona podem não ser tão perceptíveis.
Estrogênio e mudanças físicas da menopausa
A queda de estrogênio que ocorre após a menopausa afeta as estruturas do trato reprodutivo. As mulheres costumam notar problemas de secura vaginal. Muitas também apresentam atrofia da vagina e da vulva. Essas alterações podem ser acompanhadas de sintomas como dor durante o sexo ou desconforto ao urinar. O desconforto vaginal é tratável. Hidratantes e lubrificantes vaginais podem ser úteis, assim como os estrogênios vaginais, para quem estiver interessada.
Os mesmos tratamentos que ajudam nos sintomas vaginais também podem aliviar alguns sintomas urinários. No entanto, se você estiver sentindo uma dor incômoda, inclusive durante o sexo ou na micção, é uma boa ideia falar sobre isso com um médico.
Como a menopausa afeta o desejo sexual
O estrogênio diminui durante a menopausa. Essa mudança tem um enorme impacto na função sexual. Pode diminuir o desejo e tornar mais difícil ficar excitada. Também pode tornar o canal vaginal menos elástico e provocar secura vaginal, o que pode causar dor na relação sexual. Mais de um terço das mulheres na perimenopausa, ou que estão na pós-menopausa, relatam ter dificuldades sexuais, desde a falta de interesse pelo sexo até a dificuldade para chegar ao orgasmo.
Além disso, com a idade, é mais comum ter problemas de saúde. Doenças crônicas e lesões podem esgotar a energia, causar dor física e diminuir a imagem corporal, tudo isso afetar o desejo sexual.
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Posso ter um bebê HIV negativo se eu for HIV positivo?
Quando falar com um médico
À medida que uma mulher passa pela menopausa, é natural que sua experiência com o corpo mude. No entanto, existem alguns sinais que devem ser considerados para decidir por uma conversar com um médico. Esses incluem:
- Sangramento vaginal irregular
- Sangramento após o sexo
- Dor durante o sexo ou micção
- Quaisquer sintomas que dificultam o funcionamento do corpo
Mesmo sintomas mais leves podem valer a pena conversar com um médico se estiverem dificultando a vida. Pode haver opções para ajudar a dormir melhor e se sentir mais disposta, o que também pode ajudar a libido e a vida sexual.
Se os sintomas persistirem mesmo após a terapia com estrogênio, justifica-se a avaliação de outra causa, como vulvodinia (dor crônica da vulva), outras causas de dor na bexiga ou disfunção do assoalho pélvico.
Mulheres que estão tendo problemas para lidar com as mudanças psicológicas da menopausa também devem considerar conversar com um terapeuta. Um terapeuta sexual qualificado pode ser particularmente útil se você tiver dificuldade em descobrir como reacender sua vida sexual após a menopausa.
Saia da dúvida com total privacidade. Faça o Autoteste HIV em casa. Receba com discrição, tanto a embalagem quanto na nota fiscal. Acesse o site e saiba mais.