O vocabulário de sexo e namoro está em constante evolução, com palavras como breadcrumbing, ghosting e shelving sendo adicionadas. Outro termo que foi adicionado à lista é “Stealthing”, furto em português, que consiste no ato da retirada do preservativo durante o sexo sem o consentimento da outra pessoa envolvida.
Os muitos significados Stealthing
Stealthing também pode se referir a adulterar o preservativo para torná-lo ineficaz. O componente problemático aqui é a falta de consentimento. O ato do consentimento é realmente a parte importante, e o que a torna problemática, e a razão pela qual está começando a atrair tanta atenção.
Stealthing também é um termo que se refere à prática em que uma pessoa soropositiva tenta infectar intencionalmente outra pessoa sem o seu conhecimento ou consentimento. Devido a esse duplo sentido, e porque stealthing é um termo menos descritivo, a palavra deixa espaço para imprecisão ou confusão.
Resistência ao uso de preservativo é parte do problema
Um homem pode resistir ao uso do preservativo por meio de manipulação emocional, como ficar com raiva, mentir sobre ter ou não uma infecção sexualmente transmissível (IST). Ele também poderia adulterar um preservativo ou usar força física. Uma forma de resistência não coercitiva pode ser dizer que o sexo é melhor sem preservativo.
Preocupações com a saúde associadas ao Stealthing
O Stealthing tem o potencial de transmitir uma doenças ou levar a uma gravidez inesperada ou indesejada, porque a vítima pode não procurar uma pílula do dia seguinte como o plano B. Semelhante a outros tipos de agressão sexual, o Stealthing também pode causar sofrimento emocional ou sentimentos de traição.
LEIA +
- Quais são as fases da infecção pelo HIV?
- Posso confiar no resultado do autoteste de HIV?
- Posso ter um bebê HIV negativo se eu for HIV positivo?
O Stealthing geralmente está enraizado na misoginia
A falta de educação sexual que recebemos, especificamente a falta de educação em torno do consentimento, criou várias gerações de pessoas que não entendem as nuances do consentimento sexual. Além disso, há uma crença cultural generalizada de que os preservativos pioram o sexo, principalmente para homens.
Isso nos leva à principal razão pela qual o Stealthing acontece: muitas pessoas são ensinadas desde cedo que o prazer e a felicidade dos homens são mais importantes do que qualquer coisa. Dado esses ensinamentos, se os homens pensa que seu prazer está sendo frustrado pelo látex, faz sentido que eles achem que não há problema em remover o preservativo. Em outras palavras, narrativas e crenças culturais profundamente enraizadas levaram à normalização do Stealthing.
Não importa como você o chame, danificar ou remover o preservativo sem o consentimento é agressão sexual.