Independentemente se a mãe se separou do relacionamento que tinha com o pai, ou se nem mesmo conhece o pai da criança, ela vai passar pelas mesmas dificuldades que uma mãe solteira passa.
#Felicidade #Comportamento #Traição #Ex #Tristeza #Superacao
Medo de não conseguir criar os filhos
Uma das primeiras coisas que a mulher e mãe sente quando foi abandonada sozinha com o filho, ou decidiu sair de uma relação abusiva, ou está grávida e vai assumir sozinha essa responsabilidade é o medo.
Sim, o medo está presente em muitas situações da nossa vida e não estamos livres dele, mas podemos aprender a superá-lo e vai ver que as coisas vão ficando fáceis ao longo da vida.
Quando me separei do pai da minha filha ela tinha oito meses, eu aluguei um apartamento para nós duas e fomos morar lá, me lembro que eu chorava muito por causa da separação, e precisava me manter em pé para cuidar dela.
Eu tinha um emprego estável, mas morava longe da minha família, cerca de 340 km, então não tinha ninguém por perto para ajudar, era eu, ela e Deus. Mesmo bem empregada como funcionária pública, os gastos com a manutenção da casa eram muito grandes e me deixava preocupada.
O pai dela nunca deixou de ajudar com a pensão, mas tínhamos muita dificuldade de nos entender. O medo tomou conta de mim e eu achei que por um momento eu não conseguiria me virar sozinha, mas como eu disse, nós mães temos superpoderes.
A primeira vez que fui fazer compras no mercado sozinha eu chorei, aliás eu nem fui de medo, eu pensava que não conseguiria colocar as compras com bebê que ainda não andava e não saberia como lidar, foi aí que no outro dia eu me levantei e vi que não tinha outra alternativa a não ser de ir, então eu fui e consegui fazer as compras e descarregar o carro sozinha com ela.
Os desafios que a mãe solteira enfrenta
A maternidade é algo mágico e especial, porém ela não é fácil. Eu ficava imaginando como muitas mulheres fortes que eu já tinha ouvido falar conseguiram criar vários filhos sem a ajuda do pai, então eu também iria conseguir, e você também vai!
A mãe solteira tem que abrir mão de muita coisa para criar os filhos, coisas que antes fazia agora não pode mais, como ter liberdade para sair a qualquer momento, programar passeios de última hora e etc,.
Uma das coisas que eu mais queria fazer era academia, mas eu não conseguia, pois não tinha ninguém para olhar ela e eu já passava o dia inteiro trabalhando e ela na creche, uma rotina muito corrida que não me dava ânimo nem para fazer atividades em casa, eu até tentei, mas não vingou.
A mulher que é mãe solteira se pressiona muito para ser uma mãe melhor, e mesmo assim qualquer atitude que toma ela tem que enfrentar críticas dos familiares e da sociedade em geral.
Você é uma guerreira!
É por isso que eu separei algumas dicas para você lidar melhor quando se encontrar na situação de ser mãe solteira, levando em conta a minha experiência:
Viva o momento: Não fique ansiosa demais em querer saber do futuro, se vai arrumar alguém, ou se vai conseguir ser uma boa mãe, apenas viva o momento, curta seus filhos, visite seus amigos e familiares, saia nos finais de semana com eles para um parque ou praça.
Busque sua independência: Não somente independência financeira, mas também emocional. Para isso invista na sua carreira, estude mais e também se ame, busque o autoconhecimento, e curta a sua companhia.
Cuide da sua saúde mental: Busque refúgio em uma religião, faça yoga, meditação, leia um bom livro, esteja cercada de pessoas positivas, permita-se sofrer, você não precisa dar conta de tudo.
Se arrume: Isso mesmo, tome um bom banho, passe maquiagem, vista aquela roupa que faz tempo que você não coloca, passe um perfume, arrume o cabelo, sinta-se linda e maravilhosa.
Esqueça o passado: Você não é obrigada a fiar contando para todo mundo o que aconteceu e nem porque você é mãe solteira. Não deixe as pessoas tomarem conta da sua vida e nem de seus filhos, se proteja.
Seja mais leve: Não se cobre demais, não se irrite com a casa cheia de brinquedos, é só uma fase. Você pode, você consegue!
Viva para você: Você não é só mãe, antes de ser mãe você é mulher, por isso não se anule da vida, não deixe de viver por causa dos filhos, invista em você para que eles tenham o seu melhor. Não se sinta culpada em fazer alguma atividade que não os envolva, se curte também.
Aceite ajuda: Você não está sozinha neste mundo, não é porque você é solteira que não pode receber ajuda, não se sinta culpada em aceitar ajuda, se puder contrate uma babá, caso não, aceite ajuda dos familiares e amigos.
Veja também como superar o divórcio e lidar com os filhos.
Quando posso engatar outro relacionamento?
Trazer alguém para a sua rotina com filhos não é fácil, vamos falar disso em um outro post, portanto foque primeiro em você e em seus filhos, mas também não deixe as oportunidades passarem. O importante é que você se cure primeiro antes de começar um outro relacionamento.