Reconhecer que está entrando em depressão não é fácil, pois ela pode ser confundida com uma tristeza profunda, ou, as vezes acontece de ocorrer em eventos que estamos presenciando na atualidade e não sabemos como lidar.
O transtorno depressivo é muito sério, pois ele pode levar ao suicídio. Segundo a OMS o Brasil é o país que mais sofre com casos de depressão na América Latina, corroborando para o aumento do suicídio no país nos últimos anos.
Como saber se estou depressivo?
Para ser diagnosticado você precisa recorrer a um profissional de saúde, porém aqui você vai poder descobrir alguns fatores que necessitam de observação.
Qualquer pessoa de qualquer faixa etária pode ficar depressivo, o importante é que você se atente para as mudanças que estão ocorrendo na sua vida, pois como somos seres distintos cada um apresenta um tipo de reação ao transtorno.
Diferentemente do que muitos pensam, estar depressivo não aparenta estar doente, muitas pessoas que estão com depressão vão trabalhar normalmente e se esforçam para manter as aparências enquanto estão gritando com dentro.
Sinais da pessoa que está em depressão:
- Falta de ânimo: As pessoas deprimidas não apresentam mais ânimo para fazer as atividades que antes sentiam muito prazer em realizar. Fique atento!
- Ganho ou perda de peso: Aqui vai variar de pessoa para pessoa. Algumas vão engordar rapidamente sem causa aparente, enquanto outras vão emagrecer.
- Distúrbio no sono: O sono pode ser alterado de duas maneiras, a primeira é a falta dele, a insônia. A segunda é a sonolência, dormir demais. Pode ocorrer em pessoas distintas, ou a mesma pessoa pode sofrer alteração no sono, alguns dias insônia, outros só quer dormir.
- Ansiedade: A ansiedade quase sempre acompanha a depressão, antes ou depois, e geralmente é o que causa estresse e faz a pessoa comer ou demais, ou ficar sem apetite.
- Isolamento social: Aos poucos a pessoa vai perdendo o gosto de se relacionar com as outras, começa com ela desistindo de ir em reuniões familiares, evitando colegas de trabalho e por fim ela começa a se esconder de aparecer em público.
- Confusão mental: A pessoa começa a ter muitos pensamentos acelerados e dificulta a sua tomada de decisão, muitas vezes não sabe como reagir em muitas situações.
- Sentimento de culpa: O indivíduo depressivo está sempre com pensamentos negativos sobre ele mesmo, ele se sente responsável por ser um “peso” na vida das pessoas, como se tudo que desse errado fosse culpa dele.
- Dores pelo corpo: O corpo reage a depressão, muitas vezes com tensão muscular, cólica, azia, diarreia, dores de cabeça, falta de ar e muito mais. Os sintomas físicos podem enganar alguém sobre a causa verdadeira, aqui no caso, a depressão.
Os sintomas vão muito além dos relatados aqui, é preciso uma pesquisa mais funda sobre cada um, pois você pode estar em depressão e não saber.
Como evitar a depressão
Primeiramente, não se culpe e nem se sinta menos fraco por isso. Ela é muito comum e acometem qualquer pessoa.
Infelizmente muitas pessoas não encontram apoio na sua família, pois muitos ainda veem a depressão como “frescura”, e muitas vezes o depressivo acaba escondendo que está com algo para não ser caçoado por todos, mas isso pode agravar o problema.
Se você se identificou com muitos desses sintomas e percebe que algo está de errado, procure ajuda de alguém em que possa confiar e se abrir.
Faça Terapia!
Sim! Não é vergonha você ter que fazer terapia, e ela é muito bem-vinda. Procure um psicólogo que vai te ajudar a encontrar a saída para os seus problemas.
Lembre-se: você é muito forte, porém humano.
Veja também como superar o ex-namorado.
Atenção mulheres!!!
De acordo com estudos, foi comprovado que a mulher tem mais depressão do que o homem, principalmente devido as questões hormonais.
Cuide-se!