Nesta quarta-feira, 3 de março, a equipe da SpaceX fez um teste de vôo em alta altitude da nave número de série 10 (SN10) – o terceiro teste de vôo suborbital em alta altitude de um protótipo de nave estelar do complexo da SpaceX em Cameron County, Texas. Semelhante aos testes de vôo de alta altitude da nave estelar SN8 e SN9, SN10 será alimentado por meio de ascensão por três motores Raptor, cada um desligando em sequência antes de o veículo atingir o apogeu – aproximadamente 10 km de altitude. O SN10 fará uma transição do propelente para os tanques principais internos, que contêm o propelente de pouso, antes de se reorientar para a reentrada e uma descida aerodinâmica controlada.
O protótipo da Starship descerá sob controle aerodinâmico ativo, realizado pelo movimento independente de dois flaps de avanço e dois de popa no veículo. Todos os quatro flaps são acionados por um computador de vôo a bordo para controlar a atitude da nave durante o vôo e permitir o pouso preciso no local pretendido. Os motores Raptor do SN10 irão, então, reacender quando o veículo tentar uma manobra de pouso invertido imediatamente antes de tocar na plataforma de pouso adjacente ao suporte de lançamento.
Uma descida aerodinâmica controlada com flaps corporais e capacidade de pouso vertical, combinada com recarga no espaço, são essenciais para pousar em destinos através do sistema solar onde superfícies preparadas ou pistas não existem, e retornar à Terra. Esta capacidade permitirá um sistema de transporte totalmente reutilizável projetado para transportar tripulação e carga em voos interplanetários de longa duração e ajudar a humanidade a retornar à Lua e viajar para Marte e além.
Dada a programação dinâmica de testes de desenvolvimento, fique atento aos nossos canais de mídia social para atualizações à medida que avançamos em direção ao terceiro teste de vôo em alta altitude da SpaceX!
Assista o vídeo: (A contagem regressiva de 10 segundos acontece aos 5 minutos e 33 segundos do vídeo, caso você queira avançar)
Fonte: SpaceX Youtube