Doação automática de órgãos em província do Canadá

No intuito de salvar mais vidas e melhorar a saúde das pessoas, uma cidade canadense implanta a doação automática de órgãos e tecidos.

A doação de órgãos salva muitas vidas, mas nem todos estão dispostos a doar mesmo que não precise mais deles. Para que mais pessoas sejam incentivadas a doar os seus órgãos e salvar vidas, a Nova Escócia implementou a doação automática dos órgãos.

No dia 18 de janeiro, a Lei de Doação de Órgãos e Tecidos Humanos entrou oficialmente em vigor, pretendendo fazer com que mais pessoas se tornam doadores de órgãos. Sendo a primeira cidade Norte Americana a tomar a medida.

Todos os residentes da cidade serão colocados automaticamente na lista para doar seus órgãos, caso algum cidadão não queira ele terá que pedir para ser retirado da lista, caso contrário, ele fica ciente que é um doador.

Os doadores terão sua decisão registrada nos cartões de saúde. Menores de 19 anos não entrarão no programa de doação de órgãos e tecidos, e nem os residentes a menos de 1 ano na cidade da Nova Escócia.

Uma inovação na área da saúde

O Dr. Stephen Beed, diretor médico do programa disse que é uma oportunidade de transformar o atual sistema de saúde, e que acredita que ele veio para melhorar a situação.

Dr. Beed acredita que nos próximos cinco anos, o novo sistema de doação automática de órgãos pode fazer com que as doações aumentem entre 30 a 50%, fazendo com que muitas vidas necessitadas com problemas de saúde possam ser salvas.

“Eu realmente acho que iremos fornecer melhores cuidados de final de vida para nossos doadores em potencial e suas famílias”, disse o Dr. Beed.

Segundo ele, os habitantes da Nova Escócia estão apoiando em peso as doações de órgãos. A primeira lei foi aprovada em abril de 2019 e só entrou em vigor agora, com mais de 18 meses de planejamento, informou o Globalnews.

 

Sair da versão mobile